domingo, 4 de novembro de 2012

Lançamento de 'Paraísos Artificiais' na internet cria polêmica na França



A estreia gratuita e antecipada do

filme "Paraísos artificiais" gerou

polêmica na França, onde as salas de

cinema optaram, em sua maioria, por

tirar o longa brasileiro da

programação.

"Paraísos artificiais", lançado nesta

quarta-feira na França, foi

desprogramado por 12 das 15 salas

de cinema onde deveria ser exibido,

de acordo com a Damned,

distribuidora francesa, que denuncia

uma "retaliação" das grandes

operadoras de cinema que não

admitiram a exibição do filme na noite

de quarta-feira no Dailymotion.

Apenas três salas em Paris, Grenoble

e Clermont-Ferrand devem manter o

filme.

"Para nós, é um desastre", disse à AFP

Yohann Cornu, diretor da Damned.

"Nós quebramos a cronologia da

mídia, então ela nos matou".

A reação das operadoras destaca o

confronto entre duas lógicas,

atualmente no centro do debate

sobre a cronologia dos meios de

comunicação.

Essa cronologia organiza os espaços

de tempo entre a estreia do filme no

cinema, sua exibição na TV aberta e

paga e a edição em DVD. A missão

Lescure, encarregada pelo governo

para enfrentar os desafios de uma

cultura cada vez mais digital, deve se

apoiar nisso. Suas propostas são

esperadas para março de 2013.

"Nós realmente precisamos que as

novas plataformas como as nossa,

sejam vistas pela indústria cultural

como um modo de retransmissão e

distribuição, e não como um mundo

novo e perigoso", reagiu Giuseppe de

Martino, secretário-geral do

Dailymotion.

"Temos que nos entender, esta é a

palavra de ordem. Vamos evoluir

juntos e todas as plataformas

possíveis devem ser testadas.

Queremos estender a mão, mostrar

que estamos aqui para ficar e que

devemos começar a compreender

como podemos trabalhar juntos",

explicou à AFP.

Boca a boca

"Paraísos artificiais", dirigido por

Marcos Prado, desfruta na França do

selo Eye on film (EOF), uma rede de 34

distribuidores e 42 festivais

especializada na distribuição de obras

de cineastas iniciantes e

independentes. A Dailymotion tem

parceria com a EOF para testar a

promoção de filmes independentes na

internet.

"O cinema independente autoral está

em guerra para existir", argumenta

Loic Magneron, diretor da

distribuidora Wide, que financia 50%

da EOF.

Segundo a EOF e a distribuidora, o

lançamento do filme no Dailymotion

foi um sucesso, com 6.060 visitas que

podem impulsionar a venda de

ingressos nos cinemas, no boca a

boca, sendo responsável pela

promoção do filme, uma vez que ele

foi visto na internet. Segundo eles,

400.000 pessoas assistiram o trailer.

Um segundo filme independente deve

beneficiar do mesmo circuito.

"Nuit#1", da canadense Anne Emond,

será transmitido na madrugada de 5

de novembro para 6, das 18h00 às

O6h00 na Dailymotion.

Seu distribuidor, Marc Guidoni da

Fondivina films, disse à AFP que "não

houve nenhuma diferença" depois de

notificar as salas de cinema que vão

exibir o filme em 7 de novembro.

"Estamos em um mundo em

transformação. Gostando ou não, é

assim. Esta é realmente uma vontade

de testar novas mecânicas de boca a

boca, que não são as mesmas de

1970", indicou.

Marc-Olivier Sebbag, CEO da

Federação Nacional de Cinemas

franceses, não compartilha a mesma

opinião.

"A partir do momento em que este

filme é exibido em outro lugar que

não no cinema, a sala não é mais

exclusiva. Tais iniciativas podem ser

vistas como um enfraquecimento da

posição das salas de cinema. Por isso,

imagino a reação deles".

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