Neste sábado (13), a Prefeitura de São Paulo inaugurou seis novos trechos de ciclovias, somando 12,3 km de vias destinadas às bicicletas.Com a entrega desses novos espaços, desde junho, a prefeitura já pintou de vermelho (a cor é padrão, uma exigência das normas de trânsito) 70,6 km de vias para ciclistas.Os novos trechos estão na avenida Dr. Assis Ribeiro (1,7 km); em diversas vias das regiões de Perdizes e Santa Cecília e Higienópolis (4,2 km); em Pinheiros (1,3 km); na região da Luz, nas ruas Rodolfo Miranda e Prates e viaduto Gal. Couto de Magalhães (1,6 km); nos bairros do Pari e do Canindé (3,3 km) e, por fim, mais 200 metros na alameda Nothman, no centro.
À medida que as vias se expandem também cresce a polêmica sobre o assunto. Comerciantes e associações de bairros se mobilizam contra o estreitamento de faixas e a eliminação de vagas de estacionamento –estima-se que 5.800 já foram removidas.O assunto vai ganhar ainda mais visibilidade, já que uma campanha da prefeitura na TV vai usar as ciclovias para convencer turistas dos atrativos da capital.
PERGUNTAS E RESPOSTASComo se chegou à meta de 400 km de ciclovia?A prefeitura diz os 400 km são o mínimo para a criação de uma rede para bikes. O número faz parte da lei que estabeleceu o programa de metas da gestão Haddad (PT).Quem faz os projetos das ciclovias em São Paulo?São desenvolvidos pela CET e por escritórios de engenharia contratados pela prefeituraQuais são os critérios para a escolha dos locais?Segundo a CET, o objetivo é oferecer segurança e conforto aociclista. O padrão de ciclovia escolhido tem dois sentidos, fica à esquerda e não elimina faixa de tráfegoExperiências internacionais foram consideradas?A prefeitura diz ter se baseado em planos cicloviários implantados em cidades como Amsterdã, Buenos Aires e Nova York, que foi visitada por uma comitiva mês passadoNa av. Paulista, por que o canteiro foi escolhido para receber ciclovias?Para a prefeitura, o canteiro central não comportaria parada de ônibus sem que houvesse mudanças, como redução da calçada. Para especialistas, seria melhor por o corredor de ônibus à esquerda e implantar a ciclovia à direitaQuantos pessoas andam de bicicleta na cidade?Segundo Pesquisa de Mobilidade do Metrô de 2012, 268 mil viagens são feitas em bikes por dia (0,6% do total). A conta só considera o modo principal de transporte. Quem vai ao metrô de bike, por exemplo, não é consideradoPor que as ciclovias estão vazias?A prefeitura diz haver demanda represada, e que as ciclovias devem aumentar para pelo menos 5% o percentual de viagens feitas de bikeQual será o impacto das ciclovias no trânsito?A prefeitura diz que a diretriz é preservar faixas de tráfego. Cerca de 40 mil vagas de estacionamento na rua darão lugar às ciclovias na cidadeO projeto foi discutido nos bairros?Moradores, taxistas e comerciantes dizem que não. Eles reclamam que, sem acesso à calçada, não conseguem fazer carga e descarga ou apanhar passageiros idosos. A prefeitura diz que o projeto foi apresentado publicamente, e que ajustes podem ser feitos se houver problemasQual o custo?A gestão estima em R$ 200 mil por km. O projeto da Paulista, mais complexo, vai ter 3,8 km e custar R$ 15 milhõesPorque as ciclovias são pintadas de vermelho?A cor é definida pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito e a mais adotada internacionalmente. O vermelho já era usado pela CET nas gestões anteriores
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