domingo, 4 de novembro de 2012
Lançamento de 'Paraísos Artificiais' na internet cria polêmica na França
A estreia gratuita e antecipada do
filme "Paraísos artificiais" gerou
polêmica na França, onde as salas de
cinema optaram, em sua maioria, por
tirar o longa brasileiro da
programação.
"Paraísos artificiais", lançado nesta
quarta-feira na França, foi
desprogramado por 12 das 15 salas
de cinema onde deveria ser exibido,
de acordo com a Damned,
distribuidora francesa, que denuncia
uma "retaliação" das grandes
operadoras de cinema que não
admitiram a exibição do filme na noite
de quarta-feira no Dailymotion.
Apenas três salas em Paris, Grenoble
e Clermont-Ferrand devem manter o
filme.
"Para nós, é um desastre", disse à AFP
Yohann Cornu, diretor da Damned.
"Nós quebramos a cronologia da
mídia, então ela nos matou".
A reação das operadoras destaca o
confronto entre duas lógicas,
atualmente no centro do debate
sobre a cronologia dos meios de
comunicação.
Essa cronologia organiza os espaços
de tempo entre a estreia do filme no
cinema, sua exibição na TV aberta e
paga e a edição em DVD. A missão
Lescure, encarregada pelo governo
para enfrentar os desafios de uma
cultura cada vez mais digital, deve se
apoiar nisso. Suas propostas são
esperadas para março de 2013.
"Nós realmente precisamos que as
novas plataformas como as nossa,
sejam vistas pela indústria cultural
como um modo de retransmissão e
distribuição, e não como um mundo
novo e perigoso", reagiu Giuseppe de
Martino, secretário-geral do
Dailymotion.
"Temos que nos entender, esta é a
palavra de ordem. Vamos evoluir
juntos e todas as plataformas
possíveis devem ser testadas.
Queremos estender a mão, mostrar
que estamos aqui para ficar e que
devemos começar a compreender
como podemos trabalhar juntos",
explicou à AFP.
Boca a boca
"Paraísos artificiais", dirigido por
Marcos Prado, desfruta na França do
selo Eye on film (EOF), uma rede de 34
distribuidores e 42 festivais
especializada na distribuição de obras
de cineastas iniciantes e
independentes. A Dailymotion tem
parceria com a EOF para testar a
promoção de filmes independentes na
internet.
"O cinema independente autoral está
em guerra para existir", argumenta
Loic Magneron, diretor da
distribuidora Wide, que financia 50%
da EOF.
Segundo a EOF e a distribuidora, o
lançamento do filme no Dailymotion
foi um sucesso, com 6.060 visitas que
podem impulsionar a venda de
ingressos nos cinemas, no boca a
boca, sendo responsável pela
promoção do filme, uma vez que ele
foi visto na internet. Segundo eles,
400.000 pessoas assistiram o trailer.
Um segundo filme independente deve
beneficiar do mesmo circuito.
"Nuit#1", da canadense Anne Emond,
será transmitido na madrugada de 5
de novembro para 6, das 18h00 às
O6h00 na Dailymotion.
Seu distribuidor, Marc Guidoni da
Fondivina films, disse à AFP que "não
houve nenhuma diferença" depois de
notificar as salas de cinema que vão
exibir o filme em 7 de novembro.
"Estamos em um mundo em
transformação. Gostando ou não, é
assim. Esta é realmente uma vontade
de testar novas mecânicas de boca a
boca, que não são as mesmas de
1970", indicou.
Marc-Olivier Sebbag, CEO da
Federação Nacional de Cinemas
franceses, não compartilha a mesma
opinião.
"A partir do momento em que este
filme é exibido em outro lugar que
não no cinema, a sala não é mais
exclusiva. Tais iniciativas podem ser
vistas como um enfraquecimento da
posição das salas de cinema. Por isso,
imagino a reação deles".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário