terça-feira, 23 de abril de 2013

Luciana Vendramini desabafa sobre angústia do TOC: ‘fiquei 8 horas no banho’

Luciana Vendramini, 42, deu uma entrevista
para o jornal "Folha de S. Paulo", em que
revelou como sofreu ao adquirir um
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e o
que fez para superar a doença. No auge da
doença, ela revelou repetir manias por 24
horas.

A loira contou que a primeira manifestação da
doença aconteceu há 18 anos, enquanto ela
corria em volta da lagoa Rodrigo de Freitas, no
Rio de Janeiro. "Tinha 24 anos, estava andando
de bicicleta na lagoa e não consegui parar:
precisava dar mais e mais voltas. Pedi ajuda,
consegui parar, mas fiquei superangustiada",
revelou.
"Eu tinha o que chamam de pensamentos
intrusivos sincronizados: precisava imaginar
algo bom junto com uma ação. Enquanto
lavava as mãos, devia pensar em coisa bacana.
Daí vinha um pensamento ruim e eu tinha que
lavar a mão de novo", narrou.
O TOC fez com que a atriz não pudesse mais
sair de casa. "Cheguei a ficar 24 horas
repetindo manias. Eram quatro movimentos:
acordar, tomar banho, almoçar e dormir. Só
no banho levava umas oito horas. Era um
negócio que me engolia. Fiquei três anos
exilada: celibato, clausura, era praticamente
uma carmelita", contou.
A atriz revelou que sofreu muito para
conseguir se livrara da doença, e que ao
mesmo tempo em que não queria ficar na
companhia de outras pessoas, ela também
precisava da ajuda delas para se recuperar.
"Só convivia com meus pais, minha irmã e
quatro amigos, que me ajudaram nessa época.
Levei uns dois anos até ter o diagnóstico e
começar a me tratar e mais um ano para ficar
bem. Só é engraçado quando passa. Mas,
também, depois de tudo isso você fica uma
pessoa menos chata, para de reclamar da
vida", desabafou.
O último trabalho da atriz na televisão foi na
novela "Amor e Revolução", exibida pelo SBT
em 2011. Na trama, ela causou polêmica ao
protagonizar um beijo lésbico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário