quarta-feira, 27 de março de 2013

Harvard pede que ex-alunos doem tempo para cursos online gratuitos

Os alunos das faculdades de elite estão
acostumados a receber pedidos de dinheiro
das instituições que frequentaram. Mas o
apelo que Harvard enviou a milhares de seus
ex-alunos na segunda-feira passada é algo
novo: um pedido para que eles doem seu
tempo e intelecto para a nova modalidade da
educação online, uma área em rápida
expansão.
Pela primeira vez, Harvard criou um curso de
humanas no formato de aulas online livres. O
tema do curso será "O Herói Grego Antigo".
Em um e-mail enviado na segunda-feira
passada, a instituição pediu aos alunos que já
frequentaram esse curso na universidade para
que se voluntariassem como mentores online
e administradores de grupos de discussão.
O novo curso online é baseado no curso
"Conceitos sobre o Herói Grego Antigo", do
professor Gregory Nagy, cujas aulas são
muito populares desde o final da década de
1970 e que já foram frequentadas por cerca
de 10 mil alunos.
A versão online do curso, que teve início na
semana passada e se estenderá até o final de
junho próximo, tem 27 mil alunos
matriculados. Seu currículo inclui a "Ilíada" e
a "Odisséia", de Homero, os diálogos de
Platão, a poesia de Safo e outras obras.

"Eu tenho 70 anos e, francamente, na minha
idade, ser capaz de reunir um número maior
de alunos em um único curso do que eu
consegui reunir durante décadas lecionando é
surpreendente – e eu estou adorando", disse
o Dr. Nagy.
O crescimento dos "MOOCs"
Um dos desafios dos "cursos abertos online
para grandes audiências" (ou MOOCs, do
inglês "massive open online courses") é
administrar seu próprio tamanho, além de
incentivar milhares de alunos a despertar o
interesse uns nos outros, uma vez que eles
não podem conversar com o professor. Tirar
proveito de um grande grupo de ex-alunos
oferece pelo menos uma maneira parcial para
contornar esse problema – um problema que
apenas algumas escolas tentaram solucionar.
Claudia Filos, editora de conteúdo e mídias
sociais do curso, disse que em alguns MOOCs
as discussões "tendem sair dos trilhos". A
esperança para o curso sobre os heróis gregos
é ter pessoas suficientes monitorando as aulas
– fazendo perguntas incisivas, destacando
comentários inteligentes – para impedir que
isso aconteça.
Ex-assistentes do curso do Dr. Nagy irão
direcionar as discussões, com a ajuda de um
grupo maior e ainda não definido de ex-
alunos. Ambos os grupos trabalharão
gratuitamente. O e-mail enviado aos ex-
alunos informou que o trabalho exigiria de
três a cinco horas por semana.
Ex-alunos que se formaram recentemente
foram recrutados antes que o e-mail de
segunda-feira passada fosse enviado, disse
Filos. Aqueles que manifestarem interesse
serão analisados "e eles terão que se
familiarizar rapidamente com o material",
disse ela.
Além disso, o Dr. Nagy afirmou que cerca de
uma dezena de pessoas, incluindo Claudia
Filos, se envolveram na criação do curso, e
que cerca de 10 acadêmicos de Harvard e de
outros países ajudarão a corrigir e a dar notas
a alguns trabalhos dos alunos. A maioria das
avaliações será feita pelos próprios colegas –
abordagem que é adotada em muitos outros
MOOCs.
O primeiro MOOC foi lançado há apenas um
ano e meio por um professor de Stanford, e
ele demonstrou que o público para esse tipo
de curso pode chegar a dezenas ou centenas
de milhares de pessoas. Desde então, a
modalidade se expandiu em um ritmo
acelerado.
No ano passado, Harvard e o MIT (Instituto
de Tecnologia de Massachusetts) fundaram o
edX, um dos poucos empreendimentos que
oferecem cursos online criados por
universidades de prestígio. A Universidade da
Califórnia em Berkeley entrou para o edX
alguns meses depois, e várias outras
faculdades, incluindo o sistema da
Universidade do Texas e Georgetown,
disseram que vão oferecer aulas por meio do
edX.
Até agora, a maioria dos MOOCs de Harvard
haviam abordado temas de áreas técnicas e
científicas, com alguns cursos na área de
ciências sociais. Começando com o curso
sobre os heróis gregos, a universidade
também passará a oferecer uma variedade de
aulas relacionadas à área de humanas.
Os cursos edX, como a maioria dos MOOCs,
são livres e não oferecem créditos, mas os
alunos podem receber um certificado de
conclusão.

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