sexta-feira, 8 de março de 2013

Obra do Rodoanel Norte começa na terça-feira

A construção do trecho mais
polêmico do Rodoanel Mário Covas, iniciado
em 1998, deve começar na terça-feira (12). O
anúncio dos trabalhos preliminares no Trecho
Norte foi feito na quinta-feira (07) pelo
governador de São Paulo, Geraldo Alckmin,
que prevê que a obra completa permitirá
retirar 17 mil caminhões da cidade de São
Paulo.
As obras vão começar pela Rodovia Presidente
Dutra. Quando o traçado estiver concluído,
daqui a três anos, o Rodoanel terá os 180
quilômetros prometidos há duas décadas.
Ao citar a retirada dos caminhões da capital,
Alckmin ainda frisou por diversas vezes o
aumento da frota de veículos no Estado como
fator que compromete o trânsito. "Em 2001,
a frota do Estado era de 11 milhões de
veículos. Agora, são 22 milhões. Dobrou",
disse.
Especialistas, no entanto, se dizem céticos
quanto à eficácia do Rodoanel como solução
para o trânsito paralisado da Grande São
Paulo. Apesar de classificar a obra como
"necessária", o professor de Engenharia de
Tráfego da Universidade de São Paulo (USP)
Claudio Barbieri da Cunha disse que o anel
precisa de obras complementares, de
transporte público, para que os
congestionamentos diminuam. "Com a
conclusão do Rodoanel, e novas medidas
restritivas ao tráfego de caminhões, haverá
melhora. Mas o efeito deve perder-se em
cinco anos."
Trecho leste
Alckmin visitou na manhã da quinta-feira (07)
as obras do Trecho Leste, em evento para
marcar o encontro das duas frentes de
trabalho do túnel da via, que terá um
quilômetro. A obra deve ficar pronta em
março do próximo ano. Dos dez lotes que
dividem o serviço, as obras estão em
andamento em sete - os demais ainda
aguardam licença ambiental de instalação.
Alckmin anunciou que a Agência Reguladora
do Serviços Delegados de Transporte do
Estado (Artesp) fará um estudo para ligar o
Trecho Leste às cidades de Ribeirão Pires e
Suzano. A medida, que não é bem vista por
técnicos, que classificam o Rodoanel como
uma via expressa, apenas com conexão com
outras rodovias, foi defendida pelo
governador com a afirmação que será uma
"ligação regional". A conexão provável é com
a Rodovia Índio Tibiriçá, que cruza a região.

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